Trocador de calor

Trocador CalorÉ conhecido como trocador de calor, pois o absorve, através da remoção do ar e transfere para a água da piscina através de um trocador, aquecendo-a. É ligado à tubulação da piscina e constituído por evaporador, compressor e condensador. Quanto maior a potência do compressor, mais elevado é o aquecimento.

Como Funciona?

O aquecedor não gera calor, simplesmente o bombeia.

O gás refrigerante passa pelo evaporador, o responsável por receber o calor que vem de fora (do ar), e quando superaquecido, é puxado pelo compressor, que possui a função de elevar ainda mais a temperatura da água. Esse superaquecimento é mandado para o condensador, que realiza a troca do calor com a água gelada. Após todo o processo, o gás volta para o evaporador para iniciar uma nova troca.

O trocador de calor gera de duas até cinco vezes mais aquecimento do que o equivalente à energia elétrica consumida.

Para que o aquecimento seja realmente satisfatório, é preciso fazer uma boa escolha do equipamento e alguns fatores influenciam nessa escolha, como: o tamanho e profundidade da piscina, temperatura desejada da água, e localização (ambiente aberto ou fechado). Portanto, no momento de escolher qual equipamento comprar, apresente ao vendedor os dados da sua piscina, pois através de alguns cálculos, é possível saber o rendimento de cada aparelho.

Dicas de instalação

  • O equipamento deve ser ligado à tubulação da piscina, instalado na parte externa, onde haja conexões hidráulicas e elétricas disponíveis e precisa ficar em uma área aberta para que a troca de calor seja mais eficiente.
  • Deve ser posicionado em solo rígido ou base de concreto e nivelado (importante para que o compressor trabalhe com o óleo no nível, além do escoamento da água de condensação).
  • Se for instalado próximo a alguma parede, deve ter uma distância mínima de 80 cm.

Vantagens do Trocador de Calor

Por não funcionar através de resistências elétricas, o trocador de calor é considerado um dos sistemas de aquecimento de água mais econômicos. A economia é de 80% sobre os aquecedores de resistência elétrica, 75% sobre gás propano, 55% sobre gás natural e 50% sobre óleo diesel.

Custo comparativo para gerar 10.000 Kcal

 Gráfico Custo Comparativo

Aquecedor Solar

O aquecedor solar funciona através da energia do sol; portanto, é a opção mais econômica, pois o maior custo está no uso da bomba de piscina. Além disso, não é poluente e é super seguro. Ele funciona através de coletores solares (placas metálicas), que recebem a energia solar e a energia térmica do ar e as transferem para a água, que passa pelo interior das tubulações de cobre e logo após esse processo vai para a piscina. aquecedor_solar.jpg

Aquecedor SolarAlém das placas metálicas, o aquecedor solar é composto por um conjunto de mangueiras coletoras, perfis e um controlador de temperatura. As mangueiras coletoras puxam a radiação solar, que aquecem a água armazenada nos perfis. Após liberar essa água para piscina, ocorre um bombeamento pelo controlador de temperatura.

O local correto de colocar as placas metálicas é apoiado no telhado, ou em suportes especiais, que podem ser adquiridos junto com o aquecedor. O posicionamento é importante, pois influencia no rendimento do equipamento. A dica é colocá-lo sempre em um local estratégico, totalmente voltado para o sol. Caso não tenha um local apropriado que seja voltado para o sol, indica-se o uso de mais placas. Mas assim como no trocador de calor, o número de placas varia de acordo com o tamanho e a profundidade da piscina.

Tipos de Aquecedor Solar

Aquecedor com vidro e com isolação térmica: é mais eficaz para o aquecimento, pois o vidro retém melhor o calor e combate a ação do vento. Porém, é mais pesado e tem um custo mais alto.

Aquecedor sem vidro e sem isolação térmica: é a opção mais leve e acessível; porém, um pouco menos eficaz, pois retém menos calor. Mas, com um número maior de placas, é possível aumentar sua eficiência e, mesmo assim continuar a ser mais acessível.

Ponto Interrogação

  • A única desvantagem do aquecedor solar é que a piscina continuará fria nos dia sem sol.
  • Além de aquecedor solar para piscina, existem também duchas solares de piscina, que funcionam através de uma mangueira. Não é necessário ter local fixo, podem ser instaladas e mudadas de lugar com facilidade.

Talvez sua dúvida seja: Será que as placas apoiadas no telhado não vão deixar a casa com um visual feio?

Foi pensando nisso que muitas empresas desenvolveram placas metálicas com design contemporâneo e moderno, que se adaptam bem em qualquer ambiente!

Fotos retiradas dos sites da atrosol, piscinasjoy, sloboda e maroan.

Topo